Casa de Maria Bistrô | Casa de Maria entra para a edição história – Guia 4 Rodas 50 anos.
15439
single,single-post,postid-15439,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-7.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.4,vc_responsive

31 jul Casa de Maria entra para a edição história – Guia 4 Rodas 50 anos.

No fim dos anos 70, o francês Claude Troisgros, hoje dono do duas-estrelas Olympe e de mais três restaurantes no Rio, desembarcou no Brasil e encontrou muita dificuldade para adquirir (ou importar) as matérias-primas que costumava usar na Europa. O jeito foi recorrer a quiabo, maxixe e batata-baroa – o uso criativo de ingredientes brasileiros se tornou sua marca. “O brasileiro começou a dar valor aos bons produtos locais, e o GUIA QUATRO RODAS ajudou nesse processo”, diz Troisgros.Ele ainda se lembra com carinho da primeira vez que viu seu restaurante, o então Claude Troisgros, ser incluído na publicação. “Meu começo foi difícil. Mas ser premiado pelo GUIA, além de me motivar, mostrou que eu estava no caminho certo”, diz.

Laurent Suaudeau, também francês, viveu um momento parecido, recém-chegado ao Brasil nos anos 80. “Houve alguma resistência da clientela ao deparar com ingredientes antes relegados à mesa caseira”, diz. Dono de uma escola de culinária que leva seu nome, Suaudeau foi premiado com três estrelas em 14 edições do GUIA, quando estava à frente do restaurante paulistano Laurent (que, há 25 anos, listava no cardápio uma inventiva panqueca de brócolis ao curry e castanha de caju).

O Guia 4 Rodas está repleto de testemunhos como estes e demonstram a sua incrível importância ao indicar e premiar os melhores restaurantes e hotéis do Brasil.

A mistura de influências culinárias, aliada ao uso das matérias-primas nacionais, fez com que a gastronomia brasileira passasse a atrair olhares de todo o mundo. Em 2003, o GUIA incluiu a cozinha contemporânea entre as categorias em que classifica restaurantes. E, desde então, é nas casas que seguem essa linha que têm surgido grandes expoentes da cozinha nacional, como André Bearzotti do Casa de Maria Bistrô Contemporâneo com influências mediterrâneas, que entra agora para o Guia 4 Rodas especial de 50 anos.

 

Todos vocês, amigos e clientes do Casa de Maria fazem parte dessa conquista de relevância nacional, e por todo o apoio e carinho de vocês com a família Casa de Maria, nós agradecemos muito.

 

1